09/11/2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP3 – Gêneros e Tipos textuais


GESTAR II
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar
GRE Vale do Capibaribe – Limoeiro – PE
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Governo do Estado de Pernambuco

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP3 – Gêneros e Tipos textuais

Formadora: Maria José de Barros
Professor formando: Hidelbrando Lino de Albuquerque
Escola/Município: Escola Ana Faustina – Surubim – Pernambuco.
Fascículo / Tema: TP 3 – Gêneros e Tipos textuais
Atividade desenvolvida: Unidade 10 – Trabalhando com Gêneros Textuais – Seção 1 – Gênero literário e não-literário - p.66-67
Turma onde a atividade foi realizada: 6ª C – Turno: Tarde
Período: 02 aulas
Dias: 03 e 09 de novembro de 2009.

O “Avançando na prática” foi realizado com base no material do GESTAR II – TP3: Gêneros e Tipos textuais – Unidade 10 – Trabalhando com Gêneros Textuais – Seção 1 – Gênero literário e não-literário, e de textos retirados do jornal, cujos gêneros foram: propagandas de carro, notícias de jornal, horóscopos, indicadores econômicos. Há algumas aulas venho trabalhando na sala as idéias relacionadas ao que vem a ser textos literários e textos não-literários, tendo em vista a complexidade do assunto; e sendo assim pretendo fazer com que os alunos percebam naturalmente, a diferença existente entre os dois textos numa perspectiva de que eles possam diferenciar pelas características comuns o que cada um deles pode apresentar em suas estruturas. Dessa forma, no início da aula, realizei mais uma breve explanação sobre textos literários e não-literários para resgatar algumas aprendizagens compartilhadas em momentos anteriores na sala de aula. Depois, os alunos foram separados em grupos para analisar os textos e identificar as informações, como: de que se trata o texto; gênero; conteúdo; finalidade; quem são os leitores em potencial; a faixa etária a quem se destinam os textos. Após as apresentações das respostas referentes aos gêneros analisados, os alunos foram convidados a refletir qual a diferença entre os gêneros para que eles pudessem reconhecer as características que distinguem um gênero do outro, bem como, se eram ou não literários. No caderno, eles foram convidados a responder as seguintes questões: De onde você acha que foi retirado o texto que está sendo analisado? De que se trata o texto que você está analisando? Qual o gênero que melhor caracteriza o texto que está sendo analisado? O que apresenta o conteúdo do seu texto? Qual a finalidade dele? Quem são os leitores em potencial a que se destina o seu texto? Qual a faixa etária a quem se destina o texto analisado? Você classificaria seu texto como literário ou não-literário? Justifique sua resposta. Tendo em vista que você já trabalhou com textos literários e não-literários, que diferenças você pode observar entre um texto e outro? Cite exemplos para dar sustentação a sua resposta. Que gêneros textuais são mais comuns aos textos literários? Explique sua resposta. Que gêneros textuais são mais comuns aos textos não-literários? Fundamente sua resposta.

No dia seguinte, os grupos foram convidados a apresentar outros gêneros textuais, os quais foram analisados coletivamente com o cuidado de observarmos no texto literário o plano da expressão, sonoridade, jogo de imagens; e no texto não-literário as questões relacionadas as informações presentes com vistas à funcionalidade, utilização. Ao final da atividade, percebi uma melhor segurança dos alunos quanto ao saber diferenciar textos literários e não-literários, tendo em vista que a construção obtida surgiu também a partir de outras atividades anteriores voltadas às analises de gêneros poéticos, as quais contribuíram significativamente para proporcionar uma melhor compreensão dos assuntos estudados a partir dos aspectos comuns a cada um deles.

É o relatório.

Surubim – PE, 10 de novembro de 2009.

Hidelbrando Lino de Albuquerque
Professor formando

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