26/11/2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP4– LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I

GESTAR II
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar
GRE Vale do Capibaribe – Limoeiro – PE
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Governo do Estado de Pernambuco

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP4 – Leitura e Processos de escrita I

Formadora: Maria José de Barros
Professor formando: Hidelbrando Lino de Albuquerque
Escola/Município: Escola Ana Faustina – Surubim – Pernambuco.
Fascículo / Tema: TP 1 – Leitura e Processos de escrita I
Atividade desenvolvida: Unidade 16 – A produção textual – crenças, teoria e fazeres – Seção 1 – Escrita, crenças e teorias
Turma onde a atividade foi realizada: 6ª C – Turno: Tarde
Período: 02 aulas
Dias: 24 e 25 de novembro de 2009.

O “Avançando na prática” foi realizado com base nas orientações do material do GESTAR II – TP4: Leitura e Processos de escrita I – Unidade 16 – A produção textual – crenças, teoria e fazeres – Seção 1 – Escrita, crenças e teorias. A atividade foi desenvolvida em dois dias.

Inicialmente, conversei com os alunos apresentando o roteiro da aula e explicando como seria a nossa atividade: produção de um texto narrativo a partir de um tema cotidiano. Dei um exemplo pessoal para estimulá-los. Contei-lhes que outro dia estava preparando uma atividade para ser realizada na sala de aula, e de repente quando fui imprimir o material, percebi que a tinta da impressora havia acabado. Já eram quase 18h00 e as lojas já estavam fechando.

Daí, tive que fazer uma maratona para ver se conseguia garantir que a atividade ficasse pronta para ser apresentada no horário planejado. Contei essa história aos alunos procurando provocar certa curiosidade para eles saberem se eu ia conseguir ou não cumprir a tarefa. Todos ficaram atentos ao fato narrado. Finalizada a história, demonstrei o quanto era fácil transformar uma atividade do dia-a-dia em um texto narrativo. Pedi que formassem pequenos grupos para interagirem, permitindo que eles se expressassem espontaneamente.Logo após, pedi que cada aluno escrevesse seu fato cotidiano no caderno e em casa ordenasse o texto para que todos compreendessem o fato narrado. No outro dia, eles trouxeram suas narrativas, formaram grupos novamente para compartilhar.

Antes, que eles compartilhassem as histórias explanei um pouco sobre a COERÊNCIA TEXTUAL afim de que percebessem a importância de relacionar o título com o texto, bem como, a necessidade de se contar uma história de forma ordenada e compreensível.A atividade foi significativa. Logo após, a melhor história escolhida por cada grupo foi contada em sala para que os demais alunos tomassem conhecimento. A atividade foi muito importante porque despertou na turma - e em mim - o interesse em conhecer a história que cada um produziu, estimulando assim a atenção pela "leitura do outro" em sala.

É o relatório.

Surubim – PE, 26 de novembro de 2009.

Hidelbrando Lino de Albuquerque
Professor formando

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