26/11/2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP4 – Leitura e Processos de escrita I

GESTAR II
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar
GRE Vale do Capibaribe – Limoeiro – PE
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Governo do Estado de Pernambuco

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP4 – Leitura e Processos de escrita I

Formadora: Maria José de Barros
Professor formando: Hidelbrando Lino de Albuquerque
Escola/Município: Escola Ana Faustina – Surubim – Pernambuco.
Fascículo / Tema: TP 1 – Leitura e Processos de escrita I
Atividade desenvolvida: Unidade 13 – Leitura, escrita e cultura – Seção 2 – Letramento e diversidade cultural
Turma onde a atividade foi realizada: 6ª C – Turno: Tarde
Período: 02 aulas
Dias: 19 e 23 de novembro de 2009.

O “Avançando na prática” foi realizado com base nas orientações do material do GESTAR II – TP4: Leitura e Processos de escrita I – Unidade 13 – Leitura, escrita e cultura – Seção 2 – Letramento e diversidade cultural. Aproveitando o evento que a turma participou sobre o "HALLOWEEN" junto ao professor de Língua Estrangeira (Inglês) conversei com os alunos sobre a festa, as brincadeiras que ocorreram durante a mesma, e pedi que escrevessem um texto informativo sobre a festa realizada. No primeiro dia, pedi, que os alunos formassem pequenos grupos para resgatar o que viram na festa, haja vista que o evento havia ocorrido no inicio do mês – há praticamente 15 (quinze) dias – e depois que eles fossem anotando o que fosse possível lembrar, cada um em seu caderno. Alguns dos alunos disseram que iriam conversar com o professor de Língua Estrangeira (Inglês) para “ver se lembravam de mais alguma coisa”. No dia seguinte, solicitei que cada um deles escrevesse um texto informativo, alertando-os para ter o cuidado de possibilitar a outra pessoa que fosse ler a produção textual escrita deles, a compreensão do que é o "Halloween".
A atividade não privilegiou a discussão sobre eventos e formas de funcionamento da cultura local (Brasil), mas foi muito significativa por ter oportunizado aos alunos uma produção de leitura e escrita pautada numa experiência vivida na escola. Assim, foi possível colher o conhecimento prévio a partir da experiência prática deles, permitindo que os mesmos relacionassem o material produzido para a festa, a compreensão das brincadeiras e interpretação dos símbolos à produção da atividade escrita solicitada.Os alunos gostaram da atividade realizada, reagindo de forma interativa para o alcance do objetivo da aula: produção de um texto informativo com base em um tema de outra disciplina.
É o relatório.

Surubim – PE, 24 de novembro de 2009.

Hidelbrando Lino de Albuquerque
Professor formando

Nenhum comentário:

Postar um comentário