20/11/2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP1 – Linguagem e Cultura

GESTAR II
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar
GRE Vale do Capibaribe – Limoeiro – PE
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Governo do Estado de Pernambuco

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP1 – Linguagem e Cultura

Formadora: Maria José de Barros
Professor formando: Hidelbrando Lino de Albuquerque
Escola/Município: Escola Ana Faustina – Surubim – Pernambuco.
Fascículo / Tema: TP 1 – Linguagem e Cultura
Atividade desenvolvida: Unidade 02 – Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos – Seção 3 – Modalidades da língua
Turma onde a atividade foi realizada: 6ª C – Turno: Tarde
Período: 01 aula
Dias: 12 de novembro de 2009.

O “Avançando na prática” foi realizado com base nas orientações do material do GESTAR II – TP1: Linguagem e Cultura – Unidade 02 – Variantes Lingüísticas: desfazendo equívocos – Seção 3 – Modalidades da língua. Preferi, inicialmente, realizar a atividade “COMO SE COMPORTAR NUM DEBATE”de forma individual escrita, escrevendo as perguntas no quadro para que cada aluno respondesse individualmente.

Depois que eles responderam as questões, sorteei alguns alunos pelo diário para ouvir suas opiniões a respeito das questões apresentadas. De inicio, não expliquei as perguntas com o objetivo de perceber o nível de compreensão dos alunos a partir das mesmas. Todos os alunos se interessaram pela atividade, porém uma quantidade significativa, ou melhor, a maioria deles, pediu que eu explicasse as perguntas 09, 10 e 11 para que eles compreendessem o vocabulário e contextualização a partir das palavras “contradições”, “manipulação”, “inadequações”.

Com esta atividade notei que será necessário um pouco mais de interação com a turma para que possamos realizar a atividade por grupo, para depois realizar a atividade em conjunto. Sugeri que eles conversassem em casa com os pais sobre esta atividade, já que ela pode se estender para os espaços fora da escola também.O “avançando na prática” foi considerado positivo porque eu nunca tinha elaborado questões como aquelas propostas com o objetivo de que os alunos se preparem melhor para atividades grupais, sabendo ouvir mais e respeitar a fala do(a) outro(a). Assim, se tornará possível desenvolver de forma mais participativa o foco principal que é a oralidade alunos, tendo em vista que nessa atividade só consegui ouvir aproximadamente 35% da turma. Mesmo assim foi perceptível um momento de auto-avaliação por parte dos alunos à medida que cada questão estava sendo apresentada pelos colegas sorteados.

É o relatório.

Surubim – PE, 13 de novembro de 2009.

Hidelbrando Lino de Albuquerque
Professor formando

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