28/10/2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP3 – Gêneros e Tipos textuais

GESTAR II
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar
GRE Vale do Capibaribe – Limoeiro – PE
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Governo do Estado de Pernambuco

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP3 – Gêneros e Tipos textuais

Formadora: Maria José de Barros
Professor formando: Hidelbrando Lino de Albuquerque
Escola/Município: Escola Ana Faustina – Surubim – Pernambuco.
Fascículo / Tema: TP 3 – Gêneros e Tipos textuais
Atividade desenvolvida: Unidade 10 – Trabalhando com Gêneros Textuais – Seção 2 – O gênero poético
Turma onde a atividade foi realizada: 6ª C – Turno: Tarde
Período: 02 aulas
Dias: 26 e 27 de outubro de 2009.

O “Avançando na prática” foi realizado com base no material do GESTAR II – TP3: Gêneros e Tipos textuais – Unidade 10 – Trabalhando com Gêneros Textuais – Seção 2 – O gênero poético, e do Suporte Didático (Livro do professor), a partir da letra musicada constante no Livro do aluno, cujo título é “Eduardo e Mônica”, do compositor Renato Russo, integrante do grupo Legião Urbana (p. 156 – 160) e do poema “Amor é fogo que arde sem se ver”, de Luiz Vaz de Camões (p. 225) no mesmo livro. No primeiro dia, 26/10, a atividade foi desenvolvida de acordo com a orientação proposta no referido TP3: Avançando na prática – Unidade 10 – Seção 2, possibilitando que de forma lúdica, os alunos percebessem que o gênero poético pode estar presente em letras de música, e em poemas que podem fazer parte do cotidiano deles, além do que os gêneros poéticos podem apresentar modalidades distintas, como escrita ou oral, bem como ritmos variados, não só no forró, mas também em outros ritmos musicais, como: rock, romântico, entre outros. O estudo foi realizado da seguinte forma: Apresentação do roteiro: Gêneros poéticos; breve explanação sobre o assunto; Localização dos dois gêneros no livro do aluno; Leiturização dos gêneros; Comentários sobre os gêneros e respectivos autores, onde foi possível perceber que para a cultura musical predominante na sala é o “forró”. Refletimos sobre os autores comentando um pouco da vida e obra deles. Assim, foi possível observar que eles gostaram dos gêneros poéticos apresentados tendo em vista o ritmo, a letra apresentada, a compreensão das formas de expressão, aspectos na construção de sentidos, idéias sugeridas e/ou explícitas, a partir da temática sugerida nos dois textos. A faixa etária dos alunos (entre 11 e 15 anos) não dificultou a compreensão do texto, com exceção das indicações de nomes presentes no texto musical, como: Manuel Bandeira, Bauhaus, Vicent Van Gogh, Mutantes, Caetano Veloso e Rimbaud; e das figuras de linguagem presentes no poema. Para não deixá-los na dúvida, fiz um breve comentário sobre as dúvidas apresentadas. Identificamos os traços lingüísticos na letra musicada “Eduardo e Monica”, onde eles perceberam algumas expressões comuns como “eu não tou legal!”, “birita”, “boyzinho”, a presença de uma linguagem mais aproximada da realidade dos alunos. Os alunos fizeram os registros no caderno do aluno. Após a reflexão e leiturização dos gêneros, apresentei a música para eles ouvirem e depois cantarem coletivamente. Na sequência, comparamos os textos a partir dos aspectos apresentados: TEMA e FORMA (poesia). Sobre o tema, a classe concordou que a temática principal dos dois textos é o AMOR. Depois, identificamos a quem os textos se destinam, onde os alunos afirmaram ser aos leitores jovens porque fala do amor. Alertei-os para o fato de que os adultos e idosos também amam. Do ponto de vista formal (poesia) de imediato eles apontaram que o poema “Amor é fogo que arde sem se ver”, de Luiz Vaz de Camões melhor caracterizaria a estrutura do poema porque “as estrofes estão mais organizadas” (aluna Girlane). Diante da observação, esclareci que a poesia pode se apresentar em vários aspectos formais e não só “organizada” em versos e estrofes, mas também em versos e estrofes mais ou menos curtos que outros, tendo em vista o estilo que cada poeta escreve. Esclareci que pode haver duas modalidades para o gênero poético, tendo em vista que um poema pode se manifestar apenas de forma escrita, ou oralmente, conforme os dois textos apresentados. Encerramos a nossa atividade avançando na prática, a qual foi muito significativa para esclarecer questões relacionadas ao gênero poético, tendo em vista que o aluno precisa conhecer as modalidades que um mesmo gênero pode manifestar, nesse caso: oral e escrito.

É o relatório.

Surubim – PE, 28 de outubro de 2009.

Hidelbrando Lino de Albuquerque
Professor formando

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