21/12/2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP5 – ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

GESTAR II
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar
GRE Vale do Capibaribe – Limoeiro – PE
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Governo do Estado de Pernambuco

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP5 – ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

Formadora: Maria José de Barros
Professor formando: Hidelbrando Lino de Albuquerque
Escola/Município: Escola Ana Faustina – Surubim – Pernambuco.
Fascículo / Tema: TP 5 – Estilo, Coerência e Coesão
Atividade desenvolvida: Unidade 20 – Relações lógicas no texto – Seção 1 – A lógica do (no) texto – p. 196 e 197
Turma onde a atividade foi realizada: 6ª C – Turno: Tarde
Período: 02 aulas
Dias: 03 e 07 de dezembro de 2009.

O “Avançando na prática” foi realizado com base nas orientações do material do GESTAR II – TP 5 – Estilo, Coerência e Coesão – Unidade 20 – Relações lógicas no texto – Seção 1 – A lógica do (no) texto – p. 196 e 197. A atividade foi realizada em dois momentos. Inicialmente, expliquei aos alunos a atividade grupal que eles iriam realizar a partir do roteiro proposto na aula. Expliquei a atividade relembrando oralmente o conto “UM APÓLOGO”, de Machado de Assis. Depois, formamos grupos de até 05 alunos para realização da atividade: organizar o conto apresentado a partir de fichas recortadas com o objetivo de verificar se os alunos sabiam ordenar o texto trabalhado em momentos anteriores na sala de aula.
Após distribuir os trechos para eles, observei que eles ficaram conversando inicialmente para relembrar o texto, que todos tinham analisado anteriormente. A partir de então, realizaram a montagem do texto utilizando cola e um dos cadernos do grupo.

No outro dia, realizados a correção geral após leitura do conto em sala, por mim realizada em voz alta e pausadamente para que eles pudessem corrigir a atividade. A maioria dos grupos acertou a montagem. Alguns grupos trocaram a ordem de algumas fichas. Ao final, expliquei aos alunos que quanto mais se lê, maior é a possibilidade de estabelecer relações coerentes na montagem textual.
Os alunos elogiaram a atividade, mesmo com as dificuldades apresentadas por alguns grupos.O trabalho foi bem interessante em vista do resgate que pude obter a partir de um texto trabalhado na sala há alguns meses. Foi possível perceber que quando se trabalha com a atividade de leitura especifica em sala e em momentos previamente planejados, assim como aconteceu quando trabalhamos a leitura do conto “UM APÓLOGO”, de Machado de Assis, é possível garantir que o aluno realmente compreenda e fixe melhor o que foi compartilhado durante a leitura.

É o relatório.

Surubim – PE, 08 de dezembro de 2009.

Hidelbrando Lino de Albuquerque
Professor formando

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