11/08/2009

RELATORIO DE ATIVIDADES - TP3 - GÊNEROS TEXTUAIS


GESTAR II
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar
GRE Vale do Capibaribe – Limoeiro – PE
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Governo do Estado de Pernambuco

RELATÓRIO DA ATIVIDADE – TP3 – Gêneros e Tipos textuais

Formadora: Maria José de Barros
Professor formando: Hidelbrando Lino de Albuquerque
Escola/Município: Escola Ana Faustina – Surubim – Pernambuco.
Fascículo / Tema: TP 3 – Gêneros e Tipos textuais
Atividade desenvolvida: Unidade 11 – Tipos Textuais – Aula 5: Criando textos descritivos
Turma onde a atividade foi realizada: 6ª C – Turno: Tarde
Período: 03 aulas
Dias: 27,28 e 30 de julho de 2009.
Objetivo: Produzir textos descritivos caracterizando a seqüência tipológica com o uso de adjetivos e informações descritivas.



A atividade foi desenvolvida com base no material do GESTAR II – TP3: Gêneros e Tipos textuais – Unidade 11: Tipos Textuais – Aula 5: Criando textos descritivos. Iniciei a aula fazendo um resgate sobre o estudo dos Adjetivos e dos Tipos Textuais: Narração e Descrição que já havíamos estudado anteriormente. Distribui o material xerocado para os alunos lerem a atividade proposta. Depois, informei qual era o objetivo da atividade apresentada. Após a leitura da proposta, os alunos decidiram que desejariam realizá-la em forma de jogo, cujo tema foi “Jogo de Adivinhação”. Democraticamente, escolhemos o título: Quem sou eu? Tente adivinhar! Em seguida, expliquei sobre a estrutura do texto que iríamos preparar com o objetivo de que os alunos soubessem produzir textos descritivos caracterizando a seqüência tipológica com o uso de adjetivos e informações descritivas. Na oportunidade, outros objetivos específicos foram surgindo, como por exemplo: Diferenciar características físicas e psicológicas; Flexionar os gêneros usando os adjetivos; Tornar reconhecível a estrutura do texto descritivo a partir dos recursos presentes na construção da tipologia textual; Oportunizar momentos de interação através de atividade lúdica contextualizada. No primeiro dia, 27/07/2009, os alunos foram orientados sobre como fazer a atividade após interação sobre como a atividade seria desenvolvida. Eles iniciaram os trabalhos utilizando o caderno como rascunho após a orientação apresentada. No segundo dia, 28/07/2009, após as correções gerais e esclarecimentos apresentados, os alunos passarem a atividade a limpo, na folha que cada um deles recebeu. Ao final da atividade, a folha foi devolvida para eu realizar a análise dos textos produzidos pelos alunos. No terceiro dia, 30/07/2009, realizamos o jogo de adivinhação na sala de aula. A atividade gerou descontração em vista da forma como eles participaram ativamente da brincadeira que eles mesmos produziram. A avaliação sobre a atividade proposta foi realizada de maneira processual envolvendo inclusive a opinião dos alunos acerca da atividade realizada, os quais consideraram que “a atividade foi muito importante para a gente aprender mais e brincando”. Como ponto de reflexão, percebi a necessidade desenvolver mais atividades com o apoio do dicionário, visando melhorar a ortografia de palavras escritas de forma errada por alguns alunos quando da construção dos textos, mesmo depois das correções realizadas em sala anteriormente. De maneira geral, os resultados foram muito significativos para a nossa aprendizagem.

É o relatório.

Surubim – PE, 31 de julho de 2009.

Hidelbrando Lino de Albuquerque
Professor formando

Nenhum comentário:

Postar um comentário