22/05/2011

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DOCENTES...

Escola Ana Faustina – Surubim – PE
Série/Turma: 2º Ano E. M. – Turma: “C”
Disciplina: Arte
Mês: Abril 2011

CONTEÚDO: “Campanha da Fraternidade 2011 e Arte”

OBJETIVOS:

- Divulgar o tema da Campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade e a vida no planeta” através da Arte;
- Demonstrar que a Arte também está presente na forma como interagimos com as pessoas;
- Usar recursos artísticos para despertar a atenção dos estudantes ouvintes: fantoches, dramatização, música, cartazes, etc.;
- Desenvolver a expressão artística dos estudantes com outras turmas;
- Sensibilizar os estudantes sobre a importância da Campanha da Fraternidade 2011 em nosso meio ambiente.





REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA REALIZADA...

A sensibilização sobre a Campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade e a vida no Planeta” através das aulas de Arte foi uma experiência que considerei “ótima” porque possibilitou avaliar o quanto os estudantes são criativos e capazes de alcançar os objetivos pretendidos, demonstrando que a Arte pode estar presente em tudo, dependendo da maneira como passamos a percebê-la e a turma percebeu isso. A aprendizagem foi muito significativa, tendo em vista que ela foi realizada de forma planejada e acompanhada nas salas de aula através dos colegas professores que acolheram muito bem os estudantes com muito carinho e atenção, permitindo que a atividade fosse realizada com o tempo planejado para não atrapalhar a aula dos docentes, haja vista que eu havia combinado com os grupos de estudantes que as atividades nas salas não poderiam ultrapassar dez (10) minutos. Todo o procedimento foi cumprido com o meu acompanhamento para verificar se tudo estava saindo conforme planejei após apresentar a proposta em sala: formação dos grupos; preparação do material para apresentação nas outras salas; ensaio para verificar o desempenho dos estudantes antes da apresentação nas classes que os grupos escolheram; avaliação final do trabalho. De modo geral, considerei a experiência como “ótima” porque foi perceptível a participação de praticamente 95% dos estudantes que registraram a atividade através de foto e parecer dos professores nas respectivas salas, além do fato de que a atividade possibilitou de maneira sutil a interdisciplinaridade com: História, Geografia, Português, História, Ciências, Sociologia, Filosofia, Matemática, entre outras. Parabéns aos estudantes e muito obrigado aos colegas professores pela colaboração para a realização da atividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário