26/02/2010

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP2 – Análise Lingüística e Análise Literária

GESTAR II
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar
GRE Vale do Capibaribe – Limoeiro – PE
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Governo do Estado de Pernambuco

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP2 – Análise Lingüística e Análise Literária

Formadora: Maria José de Barros
Professor formando: Hidelbrando Lino de Albuquerque
Escola/Município: Escola Ana Faustina – Surubim – Pernambuco.
Fascículo / Tema: TP2 – Análise Lingüística e Análise Literária
Atividade desenvolvida: Unidade 06 – A frase e sua organização – Seção 2 – O período e a oração – p. 56
Turma onde a atividade foi realizada: EJA 3 – Turno: Noite
Período: 03 aulas
Dias: 08, 09 e 10 de fevereiro de 2010.

O “Avançando na prática” foi realizado com base nas orientações do material do GESTAR II – TP2 – Análise Lingüística e Análise Literária - Unidade 06 – A frase e sua organização – Seção 2 – O período e a oração – p. 56. Iniciei a aula apresentando o assunto: Produção de texto a partir de imagem. Na sala de vídeo, apresentei aos alunos um texto descritivo intitulado “A casa de bonecas”, de Marisa Lajolo. Com base no texto pedi para que os alunos expressassem em forma de desenho o que haviam lido em um período combinado de 20 (vinte) minutos.
Passeei pela sala e observei cada desenho, tecendo um elogio sobre eles. Depois, apresentei uma imagem para que os alunos pudessem observá-la em todos os ângulos, cuja temática era “meio ambiente”.
Pedi que eles descrevessem a imagem oralmente. Após as observações, eles foram orientados a produzir um texto descrevendo a imagem. Percebi de imediato a dificuldade dos alunos para realizar produção de texto, o que fez com que eu alterasse o meu planejamento para explicar que iríamos partir dos conceitos de Frase, Oração e Período, os quais foram anotados no quadro para eles copiarem no caderno com os devidos exemplos. Expliquei cada item dando ênfase à FRASE NOMINAL como forma de produzir um texto descritivo. Realizamos uma atividade lista de frases na sala de forma coletiva, onde os alunos ditavam as frases e eu copiava no quadro. Depois, os alunos foram orientados a organizar seus textos com base nas frases escritas, mas com o desafio de inserir frases novas para tornar o texto mais criativo. De modo geral, aproveitei a oportunidade para alertar os alunos sobre a necessidade de construir um texto numa estrutura organizada respeitando algumas idéias mínimas, como: organizar o texto contendo início, meio e final; iniciar frases com letra maiúscula; evitar repetir palavras, usar a vírgula e o ponto adequadamente. Utilizei um texto produzido na sala, tendo o cuidado de ser o mais discreto possível para que os alunos não descobrissem que a produção escrita pertencia a uma aluna da sala, cumprindo assim o que havia combinado previamente com a autora do texto. Tudo transcorreu naturalmente e os alunos não perceberam que se tratava de um texto de uma aluna da sala. Ao final da aula, a aluna me procurou para agradecer a correção discreta que eu realizei no texto dela. A atividade foi interessante, pois elaborar uma sequência didática com o apoio de imagem é muito estimulante. Atingimos o nosso objetivo ao final da atividade em vista da participação ativa dos alunos. A título de reflexão nesse início de ano, percebi a necessidade de dar ênfase às atividades que contemplam as competências linguísticas numa perspectiva de Letramento, com destaque especial para leitura e produção escrita, tendo em vista outro desafio que se apresenta: alfabetizar uma média de 30% (trinta por cento) dos estudantes que fazem parte da turma, estes com idade entre 15 e 19 anos.
É o relatório.

Surubim – PE, 11 de fevereiro de 2010.

Hidelbrando Lino de Albuquerque
Professor formando

Texto 1
Sala das bonecas

Lá estava a casa de bonecas, de um verde escuro, oleoso, espinafre, realçado com amarelo brilhante. Suas duas sólidas chaminezinhas, coladas no telhado, pintadas de vermelho e branco, e a porta, reluzente de verniz amarelo, era como um pequena barra de caramelo. Quatro janelas, janelas de verdade, eram divididas em painéis por uma grossa risca verde. Havia de fato uma pequena varanda, com grandes gomos de tinta coagulada pendendo ao longo do beiral.

(História sobre ética. Seleção de Marisa Lajolo. São Paulo: Ática, 1999. fragmento).

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